A ANAM (Presidente Albino Almeida, Vice-presidentes Eulália Teixeira e Conceição Casa Nova, Secretário-geral António Afonso e Coordenador do CVEL Manuel Ferreira Ramos) foi recebida pelo Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares, Professor Doutor Carlos Abreu Amorim, que esteve acompanhado da Drª. Mafalda Tello Silva e do Dr. Gonçalo Pinho, Adjuntos do seu Gabinete, a quem apresentou uma série de pontos de diversa natureza.
O primeiro relacionado com a necessidade de considerar a ANAM como entidade parceira nos termos legais de forma a ser ouvida, conjuntamente com a ANMP e a ANAFRE, em matérias autárquicas.
O segundo, mais alargado, focado na necessidade de construir um Código Autárquico e proceder a uma revisão do sistema autárquico num debate alargado aproveitando a aparente conjugação de vontades nomeadamente do Governo e do PS.
O Senhor Ministro ouviu as pretensões da ANAM e comprometeu-se a fazer a passagem à tutela dos documentos deixados pela ANAM, na expectativa que no iniciou do próximo ano, já após a instalação dos órgãos autárquicos a eleger no próximo 12 de Outubro, se possa iniciar essa discussão abrangente.
Finalmente, destacamos com o orgulho a colaboração com a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, orientada pela Professora Maria Inácia Rezola, no âmbito do projeto “O nosso 25 de Abril começa agora”, que tem vindo a consolidar-se como uma iniciativa relevante no plano institucional e cultural.
Aproveitámos o momento para entregar um conjunto de publicações que atestam o serviço de valorização dos eleitos locais que a ANAM vem implementando.

