A ANAM, em parceria com a ANAFRE e com o apoio do singular Município de São João da Madeira, levou a cabo uma conferência acerca da governação multinível, no Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia.
E conseguiram, os organizadores, juntar representantes de quatro níveis de governação. Nuno Fonseca (vice-presidente da ANAFRE), Albino Almeida (presidente da ANAM e da Assembleia Municipal de Gaia), Clara Reis (presidente da Assembleia Municipal de São João da Madeira), Jorge Sequeira (presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira), Pedro Lima (presidente da Câmara Municipal de Vila Flor e da CIM Terras de Trás-os-Montes) e, finalmente, António Cunha ( presidente da CCDR Norte) abordaram, enquanto eleitos nos diversos patamares diversas visões da organização política e administrativa, da sua evolução, pontos positivos e pontos negativos.
Neste debate ficaram bem presentes discussões a ter como a regionalização, os conceitos de interior, o local em que o cidadão deve estar, e os novos tempos que aí vem.
Ao lado, em paralelo Luís Almeida, Isabel da Fonseca e António Covas apresentaram a visão mais académica, abordando a questão constitucional da regionalização, a influência e o comando europeu na implementação da governação multinível, mas também os perigos de algo ainda bem mais danoso do que a burocracia que é o papel dos algoritmos no dificultar da comunicação cidadão administração.
Em resumo, uma abordagem tão esclarecedora como identificadora de novos desafios. Este tema, da parte da ANAM, será retomado já no início de 2025.
A ANAM agradece a todos os participantes e oradores que tornaram este evento possível.