Estão abertas as candidaturas ao título de Capital Nacional de Juventude 2025, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a ANAM, visa reconhecer o trabalho dos municípios na promoção de políticas de juventude, incentivando a participação cívica, o associativismo juvenil e a educação não formal.
Elegibilidade e Critérios de Avaliação
Os municípios interessados devem ter um Conselho Municipal de Juventude ativo, conforme a Lei n.º 8/2009, de 18 de fevereiro. O IPDJ irá avaliar as candidaturas com base nos seguintes critérios:
- Antiguidade e funcionamento do Conselho Municipal de Juventude;
- Políticas e infraestruturas de juventude em vigor;
- Existência de um Plano Municipal de Juventude e a sua dinamização.
Como Submeter a Candidatura
As candidaturas devem incluir o plano de atividades para o ano da distinção e um relatório das ações realizadas nos últimos dois anos. A submissão é feita online, através do seguinte formulário.
Benefícios para o Município Vencedor
O município que conquistar o título de Capital Nacional de Juventude 2025 receberá:
- Um prémio pecuniário, para apoiar a implementação das atividades propostas;
- Oportunidades de parceria com o IPDJ em eventos nacionais ou internacionais, como o Dia Internacional da Juventude.
Prazo de Candidaturas
As candidaturas encontram-se abertas até dia 22 de novembro.
A ANAM incentiva todos os municípios a aproveitarem esta oportunidade para fortalecer o seu compromisso com as políticas de juventude e dar visibilidade ao impacto das suas ações junto das comunidades jovens.
Para mais informações, consulte a página oficial da iniciativa.