You are currently viewing ANAM em Diálogo Coimbra

ANAM em Diálogo Coimbra

A ANAM reuniu no dia 16 de junho de 2023 com os Presidentes das Assembleias Municipais no Hotel Dona Inês, em Coimbra. Neste encontro, cujo foco de discussão incidiu sobre o fortalecimento da representação local e a capacitação dos eleitos locais para a coesão territorial, esteve presente o senhor Presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, Dr. João Moura, sendo reconhecido pela colaboração no papel com a ANAM na capacitação dos eleitos locais, e pela cooperação com a Fundação FEFAL pelo alargamento das formações aos presidentes das Assembleias Municipais – momento em que foi entregue o prémio ao Dr. João Moura, pelas mãos do Sr. Presidente da ANAM, Dr. Albino Almeida.

Durante o encontro, foi transmitido um filme sobre o papel ativo da ANAM e a sua representação, proporcionando ao longo do debate várias intervenções sobre a virtualidade e os constrangimentos que os Presidentes das Assembleias Municipais sentem no exercício das suas funções e as suas perspetivas futuras no papel a desempenhar – realçando ainda aspetos predominantes como o desempenho do Centro de Valorização dos Eleitos Locais (CVEL) e a sua importância nas necessidades das várias Assembleias Municipais.

Nesta ativa partilha de ideias e opiniões, discutiu-se a forma como as Assembleias Municipais poderão atuar com a descentralização de competências – a ser levada à futura reunião com o Sr. Secretário de Estado, assim como o facto do aumento dos poderes executivos dos municípios dever corresponder de igual modo ao acompanhamento e fiscalização das Assembleias Municipais, abrangendo as impressões na diferenciação entre os Municípios de pequena e grande dimensão. Foi ainda discutida a prática institucional na formação de eleitos municipais para pareceres jurídicos e a importância da ANAM como um bom caminho nas várias perspetivas e preocupações comuns, assim como a relevância de eventos como a ‘ANAM em Diálogo’ para o funcionamento de um concelho, realçando ainda, neste ponto, o papel fundamental das Assembleias Jovens e a sua participação.

O encontro foi encerrado com a participação da Dr.ª Raquel Brito, que abordou a situação do novo regime geral de prevenção da corrupção em nome do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), gerando um veemente debate sobre o tema entre as mais diversas representatividades municipais.