Em Redondo, no dia 14 de Maio, realizou-se a segunda edição da ANAM em Diálogo.
Numa reunião em que foi possível antever a adesão de mais municípios à ANAM. Nesta reunião congratulamo-nos com a participação de Redondo nesse gigantesco projeto da ANAM/CVEL que é o levantamento de todos os membros da Assembleia Municipal desde 1976. Essa é também uma forma de dignificar este órgão, único criado depois do 25 de Abril.
Numa animada e dinâmica troca de opiniões, de realidades, ficou demonstrada a utilidade de se pertencer à ANAM, espaço privilegiado de dignificação e valorização dos eleitos locais e das assembleias municipais. A ANAM surge, na verdade, como uma rede de contactos, de eleitos que, preservando sempre a autonomia do poder local, se confrontam com questões similares como seja a questão dos regimentos, questões procedimentais que muitas vezes se confrontam com lacunas legais e que o diálogo e a partilha ajudam a decidir convenientemente.
O processo de descentralização e a participação da Assembleia Municipal nesse desafio foi um dos temas centrais tendo sido assumido como relevante a realização de Assembleia Municipal extraordinária acerca da descentralização.
O CVEL, através da ValorGlocal e do Localab, foi instado a retomar, agora que a pandemia parece ter sido ultrapassada, as ações locais de valorização e capacitação de eleitos tendo sido sublinhada também a abordagem a temas que vão para além das questões jurídicas e orçamentais.
A clara assunção do espaço da Assembleia como órgão deliberativo, a tomada de consciência que mais poderes para o executivo implica igual reforço do papel escrutinador da Assembleia, a noção de que a democracia necessita diariamente de ser cuidada e que é na Assembleia que a porta deve estar permanente aberta ao cidadão, foram tópicos de enorme interesse que foram discutidos.
No final desta jornada de trabalho a noção retida é de que existe um enorme vigor e vontade de construir realidades inovadoras no Poder Local, por parte dos presentes, Presidentes de Assembleia Municipal, direção da ANAM, com apoio do CVEL, através da ValorGlocal e do Localab.