As direções da ANAM e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) reuniram-se hoje, pela primeira vez, em Coimbra na Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.
A reunião contou ainda, a abrir, com a presença do novo Presidente de Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que assinalou a centralidade de Coimbra e deu as boas vindas e os parabéns a estas duas associações representativas de autarquias por terem escolhido “esta bela cidade de Coimbra para este momento histórico”.
José Manuel Silva (Presidente da CMC) desafiou ainda Albino Almeida (Presidente da ANAM) e Jorge Veloso (Presidente da ANAFRE) para localizarem instalações das suas associações em Coimbra para se juntarem à FEFAL e à ANMP fazendo assim de Coimbra o centro do Poder Local.
A fechar, com a presença do Professor Filipe Teles, e com a presença dos autores Professores Cláudia Costa, Luís Filipe Mota Almeida e Tânia Maia, foi apresentado o Guia Prático das Assembleias Municipais que dá resposta a 115 perguntas com respostas diretas e práticas.
No meio, na reunião entre direções, foi assinalada uma extraordinária coincidência de opiniões de onde ressalta a relevância da governação multinível e a necessidade de valorização e capacitação dos eleitos locais.
Assente também o reconhecimento da inigualável intervenção dos presidentes de junta na pandemia e a sua inquestionável capacidade e competência na intervenção e na procura de soluções para o poder local, tão relevante nesta hora de transferência de competências.
A revisão do estatuto do eleito local e da lei eleitoral autárquica assumem-se como dois momentos de enorme trabalho que levaram as duas associações a decidir constituir grupos de trabalho, formalizar brevemente um protocolo, celebrar uma permanente troca de informações, partilhar meios e realizar ainda em Janeiro uma grande conferência centrada no papel das Assembleias Municipais e dos seus membros.