Culminando a decisão unânime dos seus Conselhos Executivo e Geral, a ANAM pôde realizar no seu II Congresso, em 2020, em Braga, uma distinção de diversas personalidades que acompanharam e deram alento à sua origem e consolidação.
Na prossecução desse desígnio nacional importava entregar pessoalmente esse galardão ao Presidente da Assembleia da República.
Aconteceu no passado dia 28 de Abril.
Tal como já o tinha feito presencialmente no II Encontro de PAM’s, o Presidente da Assembleia da República reiterou as suas palavras de apreço, que calaram bem fundo em toda a delegação, pelo papel desempenhado pela ANAM no contexto da Democracia e no significado da comparação permanente entre as Assembleias Municipais e a Assembleia da República.
O presidente da ANAM não deixou de sublinhar, mais uma vez também, ser precisamente a Assembleia da República o modelo por excelência pelo qual as Assembleias Municipais se orientam para, em comparação com ela, fazerem a valorização do papel de acompanhamento e fiscalização do poder executivo, mas também o da dignificação dos seus membros enquanto cidadãos que se candidatam e são eleitos para terem um papel ativo na capacitação e reforço da cidadania, também como exercício.
Albino Almeida aproveitou também para convidar o PAR, Ferro Rodrigues, para participar na iniciativa de apelo aos Jovens para a participação na vida pública e política que ANAM vai levar a cabo em 2021, tendo como pano de fundo a participação nas várias instâncias do Poder Local.