Prémios ANAM 2020 (SUSPENSO)

Prémios ANAM 2020 (SUSPENSO)

Desenvolvido pela ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, os “Prémios ANAM” foram criados com o objetivo de reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios. Esta distinção desenvolve-se nas seguintes categorias:

  • Prémio “boas práticas” nas Assembleias Municipais

O prémio reconhece o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes, tendo os seguintes critérios de seleção: prática inspiradora, envolvimento efetivo de toda a comunidade e continuidade do projeto no tempo.

  • Prémio trabalhos de âmbito escolar

A participação dos jovens nos processos de tomada de decisão que afetem a sua vida é essencial para o seu desenvolvimento enquanto cidadão ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. As escolas devem desempenhar um papel fundamental, como espaços de prática onde os jovens e demais elementos da comunidade escolar – docentes e pessoal não docente, pais e encarregados de educação possam adquirir e reforçar conhecimentos e experiências de cidadania. Neste contexto, são privilegiados trabalhos ou atitudes originais que contribuam para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local. Nesta classe, o critério de seleção inclui a inovação política e social, a aproximação efetiva às Assembleias Municipais e a continuidade do projeto noutros anos.

Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 31 de março através do endereço eletrónico geral@anam.pt ou por correio registado com aviso de receção para a sede da ANAM. Consulte o regulamento para mais informações.

  • Prémio Dr. José Manuel Pavão

O prémio destina-se a distinguir pessoas e entidades, autoras de estudos e trabalhos de investigação académica e jornalística que, no ano civil imediatamente anterior aquele a que o prémio se reporta, se tenham destacado na difusão dos direitos e liberdades fundamentais, reforço dos valores democráticos e valorização do poder local nomeadamente da assembleia municipal.

Fechar